quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Por que eu invisto em Itaúsa

Aviso: este post não constitui uma recomendação de compra de ações. As informações aqui são apresentadas apenas para fins didáticos.

Fala, guerreiros investidores e estoicos!

Esse vai ser um post mais voltado pro mercado de ações. Pra quem leu o último post em que eu apresentei minha carteira de investimentos, você pode ter reparado que uma parte significativa do meu capital está alocada em ações preferenciais da Itaúsa (ITSA4). Considero importante saber bem os motivos de se investir em determinada empresa, então nesse post eu pretendo explicar qual é o meu racional para investir em Itaúsa. Em posts futuros eu pretendo falar sobre os outros ativos da minha carteira.



Primeiro a questão qualitativa. A Itaúsa é uma holding, que possui ações de grandes empresas. A maior parte do capital da empresa está no banco Itaú, mas eles vem tentando diversificar os investimentos em outras empresas como a Duratex, empresa de materiais de construção, e a Alpargatas fabricante dos chinelos havaianas (eles odeiam que chamem de chinelo. Insistem em falar "sandálias havaianas", mas todo mundo sabe que se trata de um chinelo). Ainda assim, cerca de 90% do capital da holding está no Banco Itaú, portanto podemos dizer que se trata de uma empresa do setor bancário.

Ao investir na bolsa eu considero recomendável ter pelo menos uma ação do setor bancário, pois banco dá lucro até na crise. E, pelo menos até hoje, o Itaú tem sido o banco mais lucrativo do Brasil. E comprando Itaúsa você ainda leva outras empresas no pacote.

Agora vamos aos números que me fizeram escolher ITSA4 para a minha carteira. Se tem uma coisa que me deixa feliz ao investir em ações é ver dividendos pingando na minha conta. É assim que eu quero viver na minha velhice.

E já que estamos falando de dividendos, veja este gráfico:


As barras em azul representam os proventos (dividendos + juros sobre capital próprio) pagos por ano e por ação ITSA4, de 1998 até 2017. Observe que foram pagos aproximadamente R$ 0,06 por ação em 1998, e esse valor foi crescendo ao longo dos anos, sendo que em 2017 foram pagos cerca de R$ 0,88 em proventos (o pagamento aumentou em quase 15 vezes!). E sabe quanto custava uma ação da ITSA4 naquela época? Cerca de R$ 0,30! É claro que existe o efeito da inflação ao longo de todos esses anos, e é por isso que eu coloquei essa informação no gráfico.

As barras em vermelho representam os valores em dividendos que seriam pagos, ano a ano, se o valor pago em proventos a partir de 1998 fosse reajustado apenas pela inflação. Nesse caso eu considerei o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) como taxa de inflação a cada ano. Perceba que se isso ocorresse, o acionista da Itaúsa teria recebido cerca de R$ 0,20 por ação em 2017, sendo que na verdade ele recebeu cerca de R$ 0,88 por ação! Ou seja, os dividendos cresceram muito ao longo dos anos, bem acima da inflação. É como se o seus salário fosse sendo reajustado a cada ano a uma taxa muito superior à inflação, o que resultaria em suas contas subirem bem mais lentamente do que seus ganhos.

Imagine que você tivesse investido o valor de um imóvel de 80 mil reais na Itaúsa em 1998, o que daria pra comprar algo em torno de 266666 ações. Naquele ano você teria recebido cerca de 16 mil reais em proventos, o que daria uma renda passiva de aproximadamente R$ 1333,33 mensais. Se você se mantivesse o investimento, seus 80 mil teriam se transformado em mais de 2,5 milhões de reais, considerando os preços das ações nos dias atuais. E o mais interessante é que em 2017 você teria recebido quase 235 mil reais em proventos, sem precisar vender as ações. É uma renda passiva de quase 20 mil por mês!

É claro que eu não invisto apenas baseado em dividendos. Acontece de uma empresa pagar dividendos altos pra alegrar o acionista e depois ficar com as finanças fora de ordem, mas perceba que a Itaúsa manteve uma onda de bons pagamentos nos últimos 20 anos, o que me dá um pouco mais de segurança.

Além disso, se você analisar outros indicadores como o lucro líquido, o endividamento e a receita, vai perceber que se trata de uma empresa sólida. Mas isso fica pra um outro post. Por agora é isso!

Sejamos bons para que sejamos livres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário