terça-feira, 16 de outubro de 2018

A Regra dos 80



É comum ver em grupos de discussão sobre finanças pessoas perguntando a respeito de qual seria a alocação de capital ideal em renda fixa e renda variável. Particularmente, eu acredito que não existe uma alocação ideal ou absolutamente correta, sendo essa uma questão pessoal - uma mesma alocação pode ser ideal para uma pessoa, e ao mesmo tempo ruim para outra. Depende de muitos fatores, como seus objetivos (aposentadoria, compra de um imóvel, automóvel ou geração de renda, por exemplo), perfil de investidor (arrojado, com mais tolerância a risco e à volatilidade, ou conservador), e idade. Sobre esse último fator que eu citei, a idade, uma vez eu vi um especialista em finanças falando sobre uma regra simples para determinar o percentual de alocação em renda fixa e variável baseando-se na idade.

Essa regra simples ficou conhecida como a regra dos 80. Considere o número 80, e subtraia dele a sua idade. O resultado equivale ao percentual indicado para alocação do seu patrimônio em renda variável. Se você tem 20 anos, por exemplo, a regra indica que você deve alocar cerca de 60% (80 - 20) do seu capital em renda variável, e os 40% restante em renda fixa. Já uma pessoa com 60 anos, já não deve se expor tanto ao risco, e a regra indica 20% de alocação em renda variável. Para quem já passou dos 80, a regra sugere todo o capital alocado na renda fixa.

No livro "O Investidor Inteligente" (já falamos sobre ele aqui), o autor Benjamin Graham estabelece um percentual entre 25% e 75% de alocação em renda variável, sugerindo que o leitor vá rebalanceando essa alocação conforme o momento da economia (Em períodos de pessimismo compre mais ações, fazendo com que esse percentual caminhe para próximo dos 75%. Já em momentos de otimismo exagerado, faça o contrário, caminhando para próximo dos 25% de alocação em renda variável). Já é uma proposta que se aproxima mais do que eu penso.

E o que eu penso a respeito da regra dos 80? Penso que talvez sirva para quem não tem ideia do que fazer com seu capital e precise de uma regra rígida para decidir como alocar seu patrimônio. Se você sabe um pouco mais a respeito das suas finanças, acho que a regra dos 80 é uma grande bobagem nesse caso. Warren Buffet, por exemplo, um dos homens mais ricos do mundo e considerado o maior investidor do mundo, tem quase 90 anos e, segundo ele, a renda fixa é apenas um local seguro para estacionar enquanto espera por boas oportunidades na bolsa.




Acho que o importante é estudar bem as diversas formas de investimento e entender como esses investimentos reagem nos diversos cenários. Além disso é preciso conhecer bem a si mesmo(a) e saber o que quer. Feito isso, você deve estabelecer a estratégia que mais atende aos seus objetivos e ao seu perfil.

A minha regra é a seguinte: acumule na renda fixa o suficiente para se manter sem luxos supérfluos por um ano, e vá ser feliz na renda variável depois disso. Suponha que você viva hoje com 3 mil reais por mês. Faça uma análise dos seus gastos e veja o que você poderia enxugar num caso de uma emergência financeira - se você perder o emprego ou ficar sem nenhuma fonte de renda, talvez você deva cancelar a assinatura de TV a cabo, parar de sair pra beber ou comer fora, e comprar apenas o essencial e mais simples no supermercado, reduzindo suas despesas mensais para 2 mil reais, por exemplo. Nesse caso, 24 mil reais seriam o suficiente para se manter por um ano nessas condições (isso sem contar que, se você perder o emprego ainda receberá o acerto, multas, FGTS e seguro desemprego).

Com um ano de despesas cobertas, você terá mais tranquilidade para colocar a cabeça no lugar e executar algum plano para dar a volta por cima. Depois de estabelecer essa reserva de segurança na renda fixa, meu palpite é investir na renda variável. Faço isso porque para mim a renda variável está associada à produção, motor que gera riqueza de forma muito mais acentuada que qualquer juros de renda fixa. Eu estabeleci para mim o objetivo de investir na bolsa tanto na alta quanto na baixa, faça chuva ou faça sol - na alta eu surfo a onda da alta, e na baixa eu aproveito para comprar ações de boas empresas a um preço bem baixo.

Essa então é a forma que eu aloco meu capital em investimentos. E a sua? Qual é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário