quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Investir versus Especular



Um dos livros mais clássicos na literatura dos investimentos é a obra O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham. Logo no início do livro, o autor já faz uma distinção entre o investidor e o especulador. Acho que essa discussão é muito frequente quando se discute sobre análise técnica e análise fundamentalista.

Quando essa discussão surge percebo que sempre há um certo extremismo dos dois lados - tanto por parte do defensor da análise fundamentalista, que afirma que a análise técnica é um delírio e que não funciona, quanto por parte do grafista, que diz que todo o conhecimento do mercado está resumido nos gráficos, e portanto não há necessidade de analisar os fundamentos.

Eu prefiro ficar de fora das polêmicas. Sou um grande admirador da análise fundamentalista, mas não considero a análise técnica inútil. Particularmente, eu acho que a análise técnica é válida para um cenário de especulação, enquanto a análise fundamentalista é uma poderosa ferramenta no investimento. E quando eu digo isso, não é no sentido pejorativo - não há nada de errado em especular. Eu inclusive especulo as vezes. Só que pra mim, o meu plano A, como já mencionei, é o investimento em ações pensando no longo prazo, com reinvestimento dos dividendos e juros sobre capital próprio.

Como eu disse, as vezes em me aventuro em especulações. Mas o meu objetivo ao fazer isso é tentar levantar algum dinheiro no curto prazo, pra que eu possa fazer um aporte maior na minha carteira fundamentalista de longo prazo. Portanto, acho que pode ser uma boa estratégia aliar o investimento à especulação. O importante é saber o que você está fazendo - quando eu especulo, por exemplo, as vezes dá certo e as vezes da errado. Por mim, tudo bem, pois eu sei que faz parte do jogo. O problema é quando você não sabe a diferença entre investir e especular.

Por hoje é isso, pessoal.

Sejamos bons para que sejamos livres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário